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Benefícios do Ensino Superior (Registo nº 199437)
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000 -Etiqueta do registo | |
---|---|
Cabeçalho | 03893nam 2200397 4500 |
001 - Identificador do registo | |
Campo de controlo | 199437 |
010 ## - Número internacional normalizado dos livros (ISBN) | |
Número (ISBN) | 978-989-8663-37-95 |
021 ## - Número do Depósito Legal | |
Código do país | Portugal |
090 ## - System Control Numbers (Koha) | |
Koha biblioitem number (autogenerated) | 199437 |
100 ## - Dados gerais de processamento | |
Dados gerais de processamento | 20250214d2018 km|y0pory50 ba |
101 0# - Língua de publicação | |
Língua do texto, banda sonora, etc. | Português |
102 0# - Pais de publicação ou produção | |
País de publicação | Portugal |
Localidade de publicação | Lisboa |
200 #1 - Titulo e menção de responsabilidade | |
Título próprio | Benefícios do Ensino Superior |
Primeira menção de responsabilidade | Hugo Figueiredo |
Outras menções de responsabilidade | Miguel Portela |
-- | Carla Sá |
-- | João Cerejeira Silva |
-- | André Almeida |
-- | Diogo Lourenço |
210 ## - Publicação, Distribuição, etc. | |
Lugar da edição, distribuição, etc. | Lisboa |
Nome do editor, distribuidor, etc. | Fundação Francisco Manuel dos Santos |
Data da publicação, distribuição, etc. | 2018 |
215 ## - Descrição física | |
Indicação específica da natureza do documento e extensão da espécie | 147 p. |
225 ## - Coleção | |
Título próprio da coleção | Estudos da Fundação |
330 ## - Sumário ou Resumo | |
Texto da nota | Ensino Superior: benefícios económicos e não económicos<br/>Quando nos matriculamos no ensino superior, acedemos a muito mais do que a um conjunto de aulas. O conhecimento e desenvolvimento frutos da experiência superior abrem nos os horizontes, dão nos acesso a um acervo de bens científicos e culturais até então indisponíveis, granjeiam nos uma independência e segurança para participar na vida em comunidade que de outra forma não lograríamos e fortalecem nos as virtudes de regulação da conduta. <br/><br/>Não é, assim, surpreendente que as pessoas que possuem um grau superior se sintam mais satisfeitas com a vida, lato sensu. Parte desta satisfação deve se aos melhores resultados no mercado de trabalho desta população, mas outra parte deve se às melhores condições de saúde que revelam e à maior confiança nas instituições e nos outros de que gozam. Mas, além de benefícios individuais, a escolarização beneficia toda a comunidade. Indivíduos mais escolarizados tendem a ter menos comportamentos antissociais, auto ou heterodestrutivos e a participar mais ativamente nos diálogos da sua comunidade. De facto, os benefícios do ensino superior são multidimensionais, são de consumo e de investimento, são individuais e coletivos. <br/><br/>No entanto, estudar também comporta custos, decorrentes da própria atividade estudantil, como o que se gasta em materiais, manuais, livros, propinas, refeições ou atividades extra, ou o salário que deixamos de auferir por dedicarmos tanto do nosso esforço e energia aos estudos. <br/><br/>Este estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos propõe identificar e medir de forma abrangente, rigorosa e sistemática os benefícios do ensino superior para o caso português, olhando para indicadores como:<br/><br/>a relação entre a educação superior e o emprego<br/>a relação entre a educação superior e os salários<br/>os efeitos do ensino superior na saúde<br/>os efeitos do ensino superior na segurança<br/>os efeitos do ensino superior na participação cívica.<br/>O incremento no rendimento esperado mais do que compensa os custos decorrentes da atividade estudantil e os salários perdidos. Em 2010, em Portugal, estimava-se que o retorno líquido, ao longo da vida, dos estudos superiores face aos estudos secundários ultrapassasse os 275 000€ para os homens e os 235 000€ para as mulheres, o que equivalia a uma taxa de retorno de 19% ao ano (OCDE, 2016). Naturalmente, uma vez que estes são valores esperados, alguns diplomados conseguirão um retorno inferior e outros um retorno superior. De resto, como demonstramos em capítulos subsequentes, a variabilidade dos retornos da formação superior tem-se acentuado.<br/><br/>(Fonte: Os Autores) |
606 0# - Nome comum usado como assunto | |
Palavra de ordem | Educação |
606 0# - Nome comum usado como assunto | |
Palavra de ordem | Ensino Superior |
606 0# - Nome comum usado como assunto | |
Palavra de ordem | Politica |
606 0# - Nome comum usado como assunto | |
Palavra de ordem | Cidadania |
606 0# - Nome comum usado como assunto | |
Palavra de ordem | Beneficios |
606 0# - Nome comum usado como assunto | |
Palavra de ordem | Valores |
606 0# - Nome comum usado como assunto | |
Palavra de ordem | Education |
606 0# - Nome comum usado como assunto | |
Palavra de ordem | Higher Education |
606 0# - Nome comum usado como assunto | |
Palavra de ordem | Politics |
606 0# - Nome comum usado como assunto | |
Palavra de ordem | Citizenship |
606 0# - Nome comum usado como assunto | |
Palavra de ordem | Benefits |
606 0# - Nome comum usado como assunto | |
Palavra de ordem | Values |
686 ## - Outras classificações numéricas | |
Notação | 3510 - Administração Educativa |
700 #1 - Nome de autor-pessoa física (responsabilidade principal) | |
Outra parte do nome não tomada para palavra de ordem | Figueiredo |
Palavra de ordem | Hugo |
701 #1 - Nome de autor-pessoa física (co-responsabilidade principal) | |
Palavra de ordem | Portela |
Outra parte do nome não tomada para palavra de ordem | Miguel |
701 #1 - Nome de autor-pessoa física (co-responsabilidade principal) | |
Palavra de ordem | Sá |
Outra parte do nome não tomada para palavra de ordem | Carla |
701 #1 - Nome de autor-pessoa física (co-responsabilidade principal) | |
Palavra de ordem | Cerejeira |
Outra parte do nome não tomada para palavra de ordem | João |
701 #1 - Nome de autor-pessoa física (co-responsabilidade principal) | |
Palavra de ordem | Almeida |
Outra parte do nome não tomada para palavra de ordem | André |
856 ## - Localização e acesso electrónico | |
Nota para informação ao público | Localização do Documento |
URL | https://catalogo.ispa.pt/opac/biblioteca/localizacao_doc/e.htm |
Situação do extravio | Data de aquisição | Biblioteca de aquisição | Biblioteca de empréstimo | Código de barras | Número de Inventário | Cota | Fim da data de empréstimo | Permissão de empréstimo | Tipo de documento |
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14.02.2025 | Biblioteca ISPA | Biblioteca ISPA | 21864 | 21864 | E FIGU1 | 14.02.2025 | Emprestável | Livro |