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Droga e propinas : avaliações de impacto legislativo : a lei do financiamento do ensino superior e a estratégia nacional de luta contra a droga (Registo nº 199224)

Detalhes MARC
000 -Etiqueta do registo
Cabeçalho 04517nam 2200457 4500
001 - Identificador do registo
Campo de controlo 199224
010 ## - Número internacional normalizado dos livros (ISBN)
Número (ISBN) 978-989-8424-72-3
090 ## - System Control Numbers (Koha)
Koha biblioitem number (autogenerated) 199224
100 ## - Dados gerais de processamento
Dados gerais de processamento 20241202d2012 k||y0pory5003 ba
101 0# - Língua de publicação
Língua do texto, banda sonora, etc. Português
102 ## - Pais de publicação ou produção
País de publicação Portugal
200 1# - Titulo e menção de responsabilidade
Título próprio Droga e propinas : avaliações de impacto legislativo : a lei do financiamento do ensino superior e a estratégia nacional de luta contra a droga
Primeira menção de responsabilidade coord. Ricardo Gonçalves
Outras menções de responsabilidade Ana Isabel Lourenço
-- Álvaro Nascimento
-- Vasco Rodrigues
-- Sofia Noguira Silva
-- colab. Pedro Pita Barros
-- colab. Maria Moreira
-- colab. Carlos Filipe Silva
210 ## - Publicação, Distribuição, etc.
Lugar da edição, distribuição, etc. Lisboa
Nome do editor, distribuidor, etc. Fundação Francisco Manuel dos Santos
Data da publicação, distribuição, etc. 2012
215 ## - Descrição física
Indicação específica da natureza do documento e extensão da espécie 221 p.
225 ## - Coleção
Título próprio da coleção Estudos da Fundação
330 ## - Sumário ou Resumo
Texto da nota Durante cerca de 50 anos, existiu em Portugal uma propina anual para a frequência do ensino superior público português de seis euros. Em 1992, foi aprovado um aumento pronunciado do seu montante. Após um período conturbado até à verificação da constitucionalidade dessa norma, em 1996 repôs-se a propina anual de seis euros. No ano seguinte, através da Lei n.º 113/97, seriam estabelecidas as bases do financiamento do ensino superior, tornando clara a existência de uma relação tripartida entre o Estado, instituições de ensino e estudantes no financiamento do ensino superior público, e reintroduzindo o pagamento de propinas para a frequência do ensino superior público e reorganizou os mecanismos de ação social, nomeadamente a atribuição de bolsas de estudo aos alunos mais carenciados.<br/><br/>Já a Estratégia Nacional de Luta contra a Droga, entrada em vigor em 1999, assume um novo paradigma relativamente à problemática da droga, que a levaram aos debates internacionais como um exemplo a seguir. A estratégia nacional pretende atuar na prevenção do consumo de droga (principalmente nas faixas etárias mais jovens), no tratamento concedido aos toxicodependentes, na redução de danos da toxicodependência, na dissuasão do consumo, na reinserção social e no combate ao tráfico ilícito e branqueamento de capitais.<br/><br/>Neste estudo, encomendado pela Fundação ao o Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada (CEGEA), da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa – Porto, procura-se avaliar, de forma retrospetiva, o impacto da implementação da Lei n.º 113/97, de 16 de setembro – Lei do Financiamento do Ensino Superior Público – e da Resolução do Conselho de Ministros n.º 46/99 – Estratégia Nacional de Luta contra a Droga. Com esse fim, debruça-se sobre questões como:<br/><br/>• Quais os efeitos da Lei do Financiamento do Ensino Superior Público no acesso ao e frequência do Ensino Superior Público?<br/>• Que benefícios e custos trouxe, quer individuais quer para o Estado?<br/>• Que impacto teve no funcionamento dos mercados e na concorrência?<br/>• Qual o impacto da adoção da Estratégia Nacional de Luta Contra a Droga?<br/>• Quais os seus custos associados aos cuidados de saúde?<br/>• Que outros custos teve?<br/><br/>Com este estudo, a Fundação procurou contribuir não apenas para o conhecimento do custos e benefícios de políticas e medidas legislativas concretas (propinas e luta contra a droga), mas também para colocar no centro do debate público o próprio tema da avaliação legislativa.<br/> <br/><br/>No longo prazo, dada a atual composição da população portuguesa e situação do mercado de trabalho, ao possibilitar o aumento do número de inscritos no ensino superior, com o aumento do número de vagas, a Lei n.º113/97 deverá ter-se traduzido num benefício para a sociedade<br/><br/>(Fonte : FFMS)
606 1# - Nome comum usado como assunto
Palavra de ordem Ciências Sociais
606 1# - Nome comum usado como assunto
Palavra de ordem Drogas
606 1# - Nome comum usado como assunto
Palavra de ordem Avaliações
606 1# - Nome comum usado como assunto
Palavra de ordem Ensino Superior
606 1# - Nome comum usado como assunto
Palavra de ordem Estudante
606 1# - Nome comum usado como assunto
Palavra de ordem Luta Contra a Droga
606 1# - Nome comum usado como assunto
Palavra de ordem Toxicodependência
606 1# - Nome comum usado como assunto
Palavra de ordem Social Sciences
606 1# - Nome comum usado como assunto
Palavra de ordem Drugs
606 1# - Nome comum usado como assunto
Palavra de ordem Assessment
606 1# - Nome comum usado como assunto
Palavra de ordem Higher Education
606 1# - Nome comum usado como assunto
Palavra de ordem Students
606 1# - Nome comum usado como assunto
Palavra de ordem Fight Against Drugs
606 1# - Nome comum usado como assunto
Palavra de ordem Drug Addiction
686 ## - Outras classificações numéricas
Notação 2900 - Processos Sociais e Temas Sociais
700 #1 - Nome de autor-pessoa física (responsabilidade principal)
Palavra de ordem Lourenço
Outra parte do nome não tomada para palavra de ordem Ana Isabel
701 #1 - Nome de autor-pessoa física (co-responsabilidade principal)
Palavra de ordem Augusto Mateus
701 #1 - Nome de autor-pessoa física (co-responsabilidade principal)
Palavra de ordem Nascimento
Outra parte do nome não tomada para palavra de ordem Álvaro
701 #1 - Nome de autor-pessoa física (co-responsabilidade principal)
Palavra de ordem Rodrigues
Outra parte do nome não tomada para palavra de ordem Vasco
701 #1 - Nome de autor-pessoa física (co-responsabilidade principal)
Palavra de ordem Silva
Outra parte do nome não tomada para palavra de ordem Sofia Nogueira
701 #1 - Nome de autor-pessoa física (co-responsabilidade principal)
Palavra de ordem Barros
Outra parte do nome não tomada para palavra de ordem Pedro Pita
701 #1 - Nome de autor-pessoa física (co-responsabilidade principal)
Palavra de ordem Moreira
Outra parte do nome não tomada para palavra de ordem Maria
701 #1 - Nome de autor-pessoa física (co-responsabilidade principal)
Palavra de ordem Silva
Outra parte do nome não tomada para palavra de ordem Carlos Filipe
856 4# - Localização e acesso electrónico
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