Vista normal
Vista MARC
Ponham-nos a ler! : a leitura como antídoto para os cretinos digitais (Registo nº 199138)
[ vista simples ]
000 -Etiqueta do registo | |
---|---|
Cabeçalho | 02643nam 2200253 4500 |
001 - Identificador do registo | |
Campo de controlo | 199138 |
010 ## - Número internacional normalizado dos livros (ISBN) | |
Número (ISBN) | 978-989-666-444-2 |
021 ## - Número do Depósito Legal | |
Código do país | Portugal |
090 ## - System Control Numbers (Koha) | |
Koha biblioitem number (autogenerated) | 199138 |
100 ## - Dados gerais de processamento | |
Dados gerais de processamento | 20241004d2024 km|y0pory50 ba |
101 0# - Língua de publicação | |
Língua do texto, banda sonora, etc. | Português |
102 0# - Pais de publicação ou produção | |
País de publicação | Portugal |
Localidade de publicação | Lisboa |
200 #1 - Titulo e menção de responsabilidade | |
Título próprio | Ponham-nos a ler! : a leitura como antídoto para os cretinos digitais |
Primeira menção de responsabilidade | Michel desmurget |
Outras menções de responsabilidade | pref. Regina Duarte |
210 ## - Publicação, Distribuição, etc. | |
Lugar da edição, distribuição, etc. | Lisboa |
Nome do editor, distribuidor, etc. | Contraponto |
Data da publicação, distribuição, etc. | 2024 |
215 ## - Descrição física | |
Indicação específica da natureza do documento e extensão da espécie | 414 p. |
330 ## - Sumário ou Resumo | |
Texto da nota | Depois de A Fábrica de Cretinos Digitais nos alertar para os perigos que a exposição excessiva aos ecrãs representa para o desenvolvimento das crianças, o prestigiado neurocientista Michel Desmurget revela-nos agora qual é o grande antídoto - o principal, até - contra o surgimento do «cretino digital»: ler «por prazer».<br/><br/>A começar pela linguagem, os benefícios da leitura são enormes, conforme comprovam centenas de estudos realizados nos últimos cinquenta anos. Além disso, ler tem também um impacto tremendo na cultura geral, nos resultados escolares (incluindo na matemática), no sucesso profissional, na mobilidade social, na atenção, empatia e saúde física e mental.<br/><br/>Neste livro, a leitura surge como a base que permite à criança desenvolver os três pilares da sua essência humana: aptidões intelectuais, competências emocionais e habilidades sociais. Michel Desmurget mostra-nos ainda que, apesar dos esforços dos media para nos convencer do contrário, os jovens não só leem cada vez menos, como leem cada vez pior. Segundo ele, saber ler é mais do que decifrar o alfabeto e juntar letras e sílabas - é preciso que a criança compreenda e interprete o que está escrito. Só assim poderá aprender a compreender o meio em que está inserida. O papel dos pais é, por isso, fundamental, cabendo a estes estimular nos filhos o gosto pela leitura mediante as estratégias apontadas pelo autor.<br/><br/>Face à sedução crescente dos ecrãs que tanto prejudicam o desenvolvimento dos nossos filhos, tanto a nível intelectual e cognitivo como físico-motor, Michel Desmurget apresenta-nos a leitura como a única forma de resistência possível ao avanço incontrolável do digital, num livro absolutamente imprescindível para pais e educadores.<br/><br/>(Fonte: Contraponto) |
606 0# - Nome comum usado como assunto | |
Palavra de ordem | Psicologia Educacional |
606 0# - Nome comum usado como assunto | |
Palavra de ordem | Educational Psychology |
686 ## - Outras classificações numéricas | |
Notação | 3500 - Psicologia Educacional |
686 ## - Outras classificações numéricas | |
Notação | 3550 - Aprendizagem e Rensimento Escolar |
686 ## - Outras classificações numéricas | |
Notação | 2340 - Processos cognitivos |
700 ## - Nome de autor-pessoa física (responsabilidade principal) | |
Palavra de ordem | Desmurget |
Outra parte do nome não tomada para palavra de ordem | Michel |
701 ## - Nome de autor-pessoa física (co-responsabilidade principal) | |
Palavra de ordem | Duarte |
Outra parte do nome não tomada para palavra de ordem | Regina |
856 ## - Localização e acesso electrónico | |
Nota para informação ao público | Localização do Documento |
URL | https://catalogo.ispa.pt/opac/biblioteca/localizacao_doc/m.htm |
Situação do extravio | Data de aquisição | Biblioteca de aquisição | Biblioteca de empréstimo | Código de barras | Número de Inventário | Cota | Fim da data de empréstimo | Permissão de empréstimo | Tipo de documento |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
04.10.2024 | Biblioteca ISPA | Biblioteca ISPA | 21820 | 21820 | E2 DESM1 | 04.10.2024 | Emprestável | Livro |