Vista normal Vista MARC

Ponham-nos a ler! : a leitura como antídoto para os cretinos digitais (Registo nº 199138)

Detalhes MARC
000 -Etiqueta do registo
Cabeçalho 02643nam 2200253 4500
001 - Identificador do registo
Campo de controlo 199138
010 ## - Número internacional normalizado dos livros (ISBN)
Número (ISBN) 978-989-666-444-2
021 ## - Número do Depósito Legal
Código do país Portugal
090 ## - System Control Numbers (Koha)
Koha biblioitem number (autogenerated) 199138
100 ## - Dados gerais de processamento
Dados gerais de processamento 20241004d2024 km|y0pory50 ba
101 0# - Língua de publicação
Língua do texto, banda sonora, etc. Português
102 0# - Pais de publicação ou produção
País de publicação Portugal
Localidade de publicação Lisboa
200 #1 - Titulo e menção de responsabilidade
Título próprio Ponham-nos a ler! : a leitura como antídoto para os cretinos digitais
Primeira menção de responsabilidade Michel desmurget
Outras menções de responsabilidade pref. Regina Duarte
210 ## - Publicação, Distribuição, etc.
Lugar da edição, distribuição, etc. Lisboa
Nome do editor, distribuidor, etc. Contraponto
Data da publicação, distribuição, etc. 2024
215 ## - Descrição física
Indicação específica da natureza do documento e extensão da espécie 414 p.
330 ## - Sumário ou Resumo
Texto da nota Depois de A Fábrica de Cretinos Digitais nos alertar para os perigos que a exposição excessiva aos ecrãs representa para o desenvolvimento das crianças, o prestigiado neurocientista Michel Desmurget revela-nos agora qual é o grande antídoto - o principal, até - contra o surgimento do «cretino digital»: ler «por prazer».<br/><br/>A começar pela linguagem, os benefícios da leitura são enormes, conforme comprovam centenas de estudos realizados nos últimos cinquenta anos. Além disso, ler tem também um impacto tremendo na cultura geral, nos resultados escolares (incluindo na matemática), no sucesso profissional, na mobilidade social, na atenção, empatia e saúde física e mental.<br/><br/>Neste livro, a leitura surge como a base que permite à criança desenvolver os três pilares da sua essência humana: aptidões intelectuais, competências emocionais e habilidades sociais. Michel Desmurget mostra-nos ainda que, apesar dos esforços dos media para nos convencer do contrário, os jovens não só leem cada vez menos, como leem cada vez pior. Segundo ele, saber ler é mais do que decifrar o alfabeto e juntar letras e sílabas - é preciso que a criança compreenda e interprete o que está escrito. Só assim poderá aprender a compreender o meio em que está inserida. O papel dos pais é, por isso, fundamental, cabendo a estes estimular nos filhos o gosto pela leitura mediante as estratégias apontadas pelo autor.<br/><br/>Face à sedução crescente dos ecrãs que tanto prejudicam o desenvolvimento dos nossos filhos, tanto a nível intelectual e cognitivo como físico-motor, Michel Desmurget apresenta-nos a leitura como a única forma de resistência possível ao avanço incontrolável do digital, num livro absolutamente imprescindível para pais e educadores.<br/><br/>(Fonte: Contraponto)
606 0# - Nome comum usado como assunto
Palavra de ordem Psicologia Educacional
606 0# - Nome comum usado como assunto
Palavra de ordem Educational Psychology
686 ## - Outras classificações numéricas
Notação 3500 - Psicologia Educacional
686 ## - Outras classificações numéricas
Notação 3550 - Aprendizagem e Rensimento Escolar
686 ## - Outras classificações numéricas
Notação 2340 - Processos cognitivos
700 ## - Nome de autor-pessoa física (responsabilidade principal)
Palavra de ordem Desmurget
Outra parte do nome não tomada para palavra de ordem Michel
701 ## - Nome de autor-pessoa física (co-responsabilidade principal)
Palavra de ordem Duarte
Outra parte do nome não tomada para palavra de ordem Regina
856 ## - Localização e acesso electrónico
Nota para informação ao público Localização do Documento
URL https://catalogo.ispa.pt/opac/biblioteca/localizacao_doc/m.htm
Exemplares
Situação do extravio Data de aquisição Biblioteca de aquisição Biblioteca de empréstimo Código de barras Número de Inventário Cota Fim da data de empréstimo Permissão de empréstimo Tipo de documento
  04.10.2024 Biblioteca ISPA Biblioteca ISPA 21820 21820 E2 DESM1 04.10.2024 Emprestável Livro